Canadá remove pontos de bônus CRS para emprego arranjado do Express Entry

Derek Shank , Janice Rodrigues

Os candidatos do Express Entry não receberão mais pontos extras do Comprehensive Ranking System (CRS) por terem uma oferta de emprego válida, incluindo ofertas apoiadas por uma Labour Market Impact Assessment (LMIA).

A mudança ocorreu nas Instruções Ministeriais em vigor em 25 de março de 2025.

Antes dessa mudança, os candidatos do Express Entry podiam receber 50 ou 200 pontos CRS adicionais por emprego arranjado, o que os tornava muito mais propensos a receber um convite para se candidatar (ITA) à residência permanente (PR) pelo Express Entry.

Essa mudança afeta as pontuações do CRS de todos os candidatos no grupo Express Entry que anteriormente tinham pontos adicionais por emprego arranjado.

Candidatos que já receberam ITAs ou que têm solicitações de RP em andamento não serão afetados.

Em um comunicado à imprensa de 23 de dezembro de 2024, o IRCC declarou que a remoção de pontos adicionais é uma medida temporária , mas não disse quando a medida seria concluída.

A versão de 25 de março de 2025 das Instruções Ministeriais manteve a maioria das seções que descrevem o que constitui uma oferta qualificada de emprego arranjado, apesar de ter removido a seção que concede pontos para tal oferta.

Em sua página do CRS, o Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) observa que “pode ​​levar alguns dias” para que as novas pontuações dos candidatos sejam exibidas corretamente e solicita que os candidatos afetados não os contatem, a menos que suas pontuações permaneçam incorretas por mais de uma semana.

Uma oferta de emprego válida ainda será relevante para os critérios de elegibilidade do Programa Federal de Trabalhadores Qualificados, do Programa Federal de Comércios Qualificados e de alguns fluxos do Programa Provincial de Nomeados.

Como essa mudança afetará os candidatos do Express Entry?

Agora que essa mudança entrou em vigor, os candidatos com ofertas de emprego válidas verão suas pontuações no CRS diminuírem no valor que receberam para sua oferta de emprego válida (50 ou 200).

Isso significa que indivíduos com ofertas de emprego válidas terão menos chances de receber ITAs por meio do Express Entry.

Por outro lado, os candidatos que não têm uma oferta de emprego válida podem esperar ver suas chances de receber um ITA aumentar, porque, embora suas pontuações permaneçam as mesmas, as pontuações dos outros candidatos no grupo terão diminuído.

Um exemplo

Veja o caso de dois candidatos fictícios do Express Entry, Andrew e Anita, que se qualificam para o caminho da Canadian Experience Class (CEC) para RP.

Antes da mudança, o total de pontos CRS era o seguinte:

  • Andrew: 540 (com 50 pontos adicionais devido a uma oferta de emprego).
  • Anita: 500.

Isso deu a Andrew uma enorme vantagem sobre Anita. No entanto, devido à mudança recente, Andrew perdeu os 50 pontos extras. Suas pontuações agora são as seguintes:

  • André: 490.
  • Anita: 500.

Em um próximo sorteio do CEC, se o limite do CRS for 495, Anita receberá um ITA e Andrew não.

Alteração para emprego qualificado arranjado para médicos

De acordo com essas Instruções Ministeriais atualizadas, o IRCC também removeu uma seção que expandia o emprego qualificado para médicos.

Esta secção — 29 (4) — permitiu que as ofertas de emprego dos médicos por menos de um ano se qualificassem, desde que a sua oferta de emprego fosse feita por um governo provincial, agência governamental, agência nomeada pelo governo ou organização prestadora de cuidados de saúde.

Como funciona o Sistema de Classificação Abrangente do Canadá?

O CRS é um sistema baseado em pontos que avalia candidatos qualificados e os classifica no pool do Express Entry.

Como o Express Entry é extremamente competitivo, pontos CRS adicionais, como aqueles concedidos anteriormente por uma oferta de emprego válida, muitas vezes podem significar a diferença entre obter RP ou não poder imigrar para o Canadá.

Isto se aplica aos candidatos que se inscrevem sob

  • O Programa Federal de Trabalhadores Qualificados (FSWP) ;
  • A Classe de Experiência Canadense (CEC) ; ou
  • Programa Federal de Profissões Qualificadas (FSTP) .

Os candidatos recebem uma pontuação de 1200 com base em uma variedade de fatores, incluindo

  • Idade;
  • Educação;
  • Proficiência linguística; e
  • Experiência de trabalho.

Outros fatores pelos quais os candidatos podem marcar pontos adicionais incluem

  • Conhecimentos da língua francesa;
  • Educação pós-secundária no Canadá;
  • Ter um irmão morando no Canadá como cidadão canadense ou residente permanente; e
  • Ter uma nomeação provincial ou territorial.

O governo realiza sorteios frequentes, e os candidatos com melhor classificação são convidados a se candidatar ao PR.

Por que o Canadá removeu os pontos CRS de ofertas de emprego válidas do Express Entry?

O ex-ministro da Imigração Marc Miller anunciou pela primeira vez os planos para a mudança nos pontos do CRS em 17 de dezembro de 2024.

Na época, Miller disse que isso eliminaria os incentivos para que os candidatos “comprassem um LMIA”, uma prática ilegal no Canadá.

O governo federal declarou desde então que essa medida ajudará a reduzir fraudes e “fortalecerá a integridade do sistema de imigração do Canadá”.

O governo federal vem reprimindo fraudes imigratórias nos últimos meses.

No início deste ano, o IRCC propôs uma série de novas regulamentações para combater fraudes, incluindo a criação de um fundo de compensação para vítimas de consultores de imigração antiéticos.

Fonte: CIC News

Compartilhe este Post: